sexta-feira, 11 de março de 2011

Recadastramento de Aposentados

O recadastramento é necessário para confirmar se o beneficiário está vivo, tendo em vista as malandragens e desonestidades de algumas pessoas que insistem em burlar a lei em benefício próprio. Até aqui, tudo bem apesar que este procedimento prova a imcompetencia de quem administra o sistema pois, no século XXI na era da Cibernética, mais objetivo e preciso seria o cruzamento de dados entre os Cartórios de Registro Civil onde registra-se nascimento, casamento e óbito e pode também promover o imediato cancelamento do benefício. Mas enquanto não pensam assim, vamos nos recadastrar de tempos em tempos e assim proceder até algum dia um Administrador acordar ou ter a iniciativa de implantar um sistema mais preciso.
O mais inusitado disso é que, o aposentado tem que ir ao banco, provar que está vivo, recadastra e trocar a senha para continuar recebendo, seja a conta corrente ou conta poupança. Agora pergunto: para quê trocar a senha? O que vai influir no cadastramento? Por exemplo, eu tenho conta poupança desde que se instituiu o cartão magnético nos bancos, a minha senha data dessa época. Pergunto novamente: Que benefício ou segurança trará essa mudança de senha? trabalho com essa senha há uns vinte anos, agora, por capricho de um administrador, tenho que trocá-la? Não sei a quem essa medida beneficiará. Coisas de Brasil.

Notícias
10/03/2011 - .: Seguridade
Todos os segurados do INSS terão de se recadastrar
por Jornal do Brasil

10/03/2011 - Todos os quase 28 milhões de segurados INSS terão de comprovar que estão vivos.


O Ministério da Previdência mudou a regra de comprovação de vida para beneficiários do INSS e vai exigir o recadastramento para os segurados que recebem os benefícios em conta-corrente e conta-poupança. Até agora, a regra só valia para os que recebiam o pagamento por cartão magnético.


Com a extensão da obrigatoriedade, os quase 28 milhões de segurados terão que renovar senhas e comprovar que estão vivos para continuar a receber os benefícios. A mudança de regra foi definida em resolução assinada pelo presidente do INSS, Mauro Rauschild.


Os bancos e instituições financeiras que realizam os pagamentos mensais serão responsáveis pelo recadastramento e repassarão as informações para a Previdência. A renovação das senhas pode ser feita por um representante legal ou pelo procurador do beneficiário legalmente cadastrado no INSS, mas a comprovação de vida deve ser feita pessoalmente.


Nos casos em que o beneficiário não puder ir até o banco – por idade avançada ou problemas de locomoção, por exemplo – o INSS enviará um servidor à sua casa, de acordo com o Ministério da Previdência.


Fonte: Jornal do Brasil

2 comentários:

  1. Eu ASSWF acha que o INSS,esta muito certo assim tira muitas pessoas que os familiares more e eles continuam recebendo.
    Porque eu acho que tem pessoas que recebe o benificio sem esta precisando,o meu marido ele ja deu entrada varias vezes no INSS ate hoje ele nao recebe nao.Ele tem diabetes e atacou as penas dele ,so que os Medicos do INSS fala que diabetes nao e doença.mas graças adeus agente sem o benificio ate hoje nos nao passamos fome.No começo da que ele ficou doente eu meu marido e meu filho tinha 4 anos graças adeus que nos nao passamos fomes.
    Mas voltando ao comentario eu estou muito contente porque o INSS fazer isso e bom saber quem esta vivo.entao a pessoa more e outra pessoa fica recebendo no lugar da que more .Nao e porque meu marido ate hoje nao pegou um auxílio-doença que eu tenho que falar mau do INSS nao eu fico muito feliz por o INSS fazer isso era para ter feito muito tempo atras mas eu dou meus Parabens por isso.so assim o pais vai pra frente. BOA TARDE PRA VOCE presidente do INSS, Mauro Rauschild.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou aposentada e moro no município de Planalto da Serra, é muito dificultoso para agente ir até um banco, ´até porque temos muitos velhinhos e alguns deficientes. Vocês deveriam mandar alguém para fazer este serviço de recadastramento aqui. Boa tarde presidente do INSS. Ficarei grata.

    ResponderExcluir