quarta-feira, 10 de março de 2010

Lula apoia FHC

O cabeçalho é para chamar atenção e quem ler o meu comentário vai concordar .
Conforme o que consta da Entrevista do Presidente Lula a uma Rádio FM, faz com que entendamos dessa forma, isto porque, segundo ele, o Fator Previdenciário tem que ser modificado e não extinto.
Penso que o PT e o Presidente sempre diz que FHC não fez nada, o que eu concordo. Por outro lado existe uma dissonancia entre a fala e a realidade, senão vejamos.
O Fator previdenciário foi criado no Governo FHC, medida esta que veio para massacrar o trabalhador em seu momento de aposentadoria. Nós o repudiamos, alguns deputados e sindicalistas também, aí vem o Senador Paim, através do PLS 58/03, aprovado por unaminidade no Senado e que hoje está na Câmara como PL 3299/08, passando por uma maratona de enrolação na tentativa de extrair este "cancer" da vida do trabalhador e que depende apenas dos líderes e da boa vontade do Deputado Michel Temer para agilizar a votação.
Na entrevista do Presidente como mostraremos abaixo, ele não pretende extigui-lo e sim reformulá-lo, dessa forma, embora critiquem tanto FHC relutam para manter algo que ele instituiu e que é tão maléfico para nós.
Daí concluo que, na ótica do Presidente Lula e de seus aliados, o maldito Fator Previdenciário é bom, por isso não deve acabar.
Se repudiamos a sua existencia, devemos também repudiar quem a apoia, por isso, em outubro devemos ser coerentes e REPROVAR todos aqueles que defendem a permanencia desse maldito Fator.

Entrevista extraida do SITE da FAPMG.

Lula quer “ajustar” fator previdenciário
09/03/2010 – Em entrevista ontem a rádio evangélica Melodia FM, do Rio de Janeiro, o presidente Lula afirmou que quer 'fazer um ajuste no fator previdenciário'. O fator previdenciário é um mecanismo que busca estimular o adiamento da aposentadoria ao aumentar o porcentual do salário na ativa que corresponderia ao benefício previdenciário, se o trabalhador continuar em atividade por mais anos.

'O movimento sindical quer que a gente acabe com o fator previdenciário. É preciso saber se a gente vai ter condições políticas e financeiras para acabar com isso. Mas, de qualquer forma, nós achamos que tem sentido parte das reclamações dos trabalhadores', disse.

O fator previdenciário foi criado durante o governo Fernando Henrique Cardoso com objetivo de conter o déficit à longo prazo na Previdência. Nessa mesma entrevista, Lula comentou que, não podemos dizer que existe um déficit na Previdência.

'Se você hoje pegar o que pagam os trabalhadores todos, e o que eles recebem, empata, não há déficit. Mas quando você analisa tudo aquilo que nós colocamos na Constituição; pagamento para portador de deficiência física que não tem renda; para o idoso; para os trabalhadores rurais, aí aparece um déficit de R$ 45 bilhões, o que não é déficit. Aquilo foi uma decisão do Estado brasileiro, de fazer uma política de seguridade para o povo mais pobre', afirmou.

Há em tramitação no Congresso projeto de lei, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que pede o fim do fator previdenciário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário