quinta-feira, 14 de abril de 2011

A Previdencia tem solução

Os comentários abaixo foram postados pelo Presidente da FAPEMS em seu Site e aproveitando o tema tecerei meu comentário.

"Não podemos esquecer que o maior problema que a previdência enfrenta hoje é a gestão de seus recursos, e que estão claramente expostos no artigo 195 do Capítulo Social de nossa Constituição Federal.

A forma de como administrar estes recursos também já está descrita na Constituição, art. 194 inciso VII e art. 250, mas ainda não foram regulamentados.

Esta proposta de reforma deveria começar justamente pelos dois últimos parágrafos deste comentário."


Alcides dos Santos Ribeiro – Presidente
FAPEMS – Fed.das Assoc.dos Apos.e Pens.do Estado do Mato Grosso do Sul

"Reforma da Previdencia, por onde começar?"
NO meu entender o problema é profundo mas tem solução e só depende de querer resolver, senão vejamos:
1 - Quando a Previdencia foi criada, passou por um longo período sem ter que pagar benefícios. Durante esse tempo esse numerário foi investido inclusive em imóveis. Será que sabem quantos imóveis alugados ou ociosos existem? Será que tem uma avaliação real desse patrimonio e que pode ser transformado em receita?
2 - Ao longo do tempo a evolução nos trouxe vários avanços como a informática que certamente tem que ter provocado uma grande redução na mão de obra física, uma vez que milhares de atendimentos foram facilitados devido as solicitações por telefone, agendamento e pelo Site, com isso creio qeu houve redução na utilização de muitos imóveis para atendimento, uma vez que a cada dia diminui o número de pessoas que precisam se dirigir a um Posto. E eses Postos desativados estão ou ficarão fechados? Eles podem também gerar renda.
3 - Qual é o valor do rombo provocado pelos calotes? Vi recentemente que os 18 clubes de futebol devem mais 3 bilhões. Quanto é a parcela da Previdencia? E o restante dos clubes, quanto devem? A algum tempo atrás, houve um roubo na Federação Mineira de Futebol de mais de 1 milhão que estavam no cofre e o inusitado é que o Presidente declarou em um jornal que não fazia o depósito em banco porque senão o dinheiro seria bloqueado para a Previdencia. Quantos casos desses devem existir no País? Será que a Previdencia tem contabilizado o valor total e real de seus créditos?
4 - Não sou contra a LOAS e nem a aposentadoria Rural mas, porque nós que contribuimos temos que pagar a conta? Os benefícios podem sair de lá mas devem ser sustentados pela União. Nesse caso vejo o Governo fazendo festa com dinheiro alheio. LOAS e aposentadoria Rural e outros TANTOS penduricalhos suportados pela Previdencia devem estar previstos no Orçamento da Unão.
O que mostrei acima são apenas 4 itens, sei que certamente muitos outros existem é e só colocá-los a mesa.
Não vejo outra forma de solução do problema da Previdencia sem ela passar por um pente fino. Em promessa de camapanha a Senadora Ana Júlia R/S falava muito nisso, até agora!!!, não vi nada.
Penso que deveria existir um Conselho composto por aposentados, trabalhadores e Governo, em igual número de componentes para participarem desse Projeto juntamente com a Camara e Senado para discutir e apresentar solução para o problema que para mim depende APENAS DE BOA VONTADE E CORAGEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário