quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Paridade garantida em 2011

Agora podemos respirar aliviados, pelo menos em 2011 o reajuste dos aposentados será igual ao do salário mínimo isto porque a LDO foi publicada no Diário Oficial sem retoques conforme consta da Reportagem abaixo extraida do Jornal Agora São Paulo de hoje. A medida não repara as perdas mas evita a defasagem pelo menos em 2011. O que temos de continuar pressionando os Deputados é para a aprovação do PL 4434/08 que colocará um ponto final no assunto perdas. Sabemos e insisto em anunciar que nos dias 17 e 18/08/2010 haverá Seção Plenária e segundo o Presidente Temer, votarão várias propostas em um "ESFORÇO CONCENTRADO" DO QUAL O NOSSO PROJETO NÃO FAZ PARTE. Conforme já alertamos anteriormente temos que pressionar e pedir aos Líderes partidários e ao Presidente Temer que inclua o PL 4434/08 nesta Pauta. Para isso é muito importante a participação nossa enviando e-mails cobrando a INCLUSÃO.

11/08/2010
Lula dá reajuste acima da inflação a benefícios

Ana Magalhães
do Agora

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprovou um ganho acima da inflação para o salário mínimo e para todas as aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em 2011. A medida está no texto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), aprovado em 8 de julho no Congresso e publicado ontem no "Diário Oficial da União", com a assinatura de Lula.

O texto não determina qual será o futuro valor do mínimo ou das aposentadorias, diz apenas que o reajuste deverá ser superior à inflação e precisará ser negociado entre governo e centrais sindicais, com base no índice de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto). A LDO também deixa em aberto o PIB de qual ano deverá ser usado no cálculo.

A polêmica se deve a um acordo fechado entre governo e centrais sindicais, em 2006, para uma política de valorização do salário mínimo até 2023. O acordo determina que o reajuste do piso nacional será igual à inflação do período mais o PIB de dois anos antes. Se o acordo for seguido neste ano, o salário mínimo do ano que vem não será superior à inflação, porque o PIB de 2009 fechou negativo, em 0,2%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário